quarta-feira, 12 de julho de 2017

Lula é condenado na Lava Jato a nove anos e seis meses de prisão





O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 71 anos, foi condenado pelo juiz da 13ª Vara Federal do Parná, Sérgio Moro, nesta quarta-feira, a 9 anos e seis meses de prisão. A sentença é referente ao processo do tríplex no Guarujá, no âmbito da Operação Lava-Jato.
Lula foi condenado por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no esquema Petrobras. Para o juiz, o ex-presidente recebeu R$ 3,7 milhões da OAS por conta dos contratos da empreiteira com a Petrobras. Desse montante, R$ 1,1 milhão é o valor referente ao apartamento no litoral de São Paulo, cujas obras foram concluídas pela OAS.
Moro não decretou a prisão e o Lula aguardará os prováveis recursos em liberdade. O juiz afirmou que o réu adotou táticas de intimidação. "Aliando esse comportamento com os episódios de orientação a terceiros para destruição de provas, até caberia cogitar a decretação da prisão preventiva". Porém, Moro preferiu evitar "certos traumas". "Considerando que a prisão cautelar de um ex-presidente da República não deixa de envolver certos traumas, a prudência recomenda que se aguarde o julgamento pela Corte de Apelação antes de se extrair as consequências próprias da condenação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário