quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

André Castro é empossado para segundo mandato à frente da DPRJ



Ao ser empossado para o segundo mandato como defensor público-geral do Estado do Rio de Janeiro, na manhã desta ultima terça-feira (17), André Castro lamentou a crise no sistema penitenciário e afirmou que, “se mudanças não forem adotadas, seguiremos espremendo o já combalido orçamento público para destinar cada vez mais recursos para prender e manter presa uma boa parcela da população”. E isto, “à custa da redução dos orçamentos da saúde, educação e de tantas outras áreas que apoiam e dão suporte ao desenvolvimento humano”.
Reeleito em novembro do ano passado por 85,2% dos defensores públicos do Rio, Castro ficará à frente da Defensoria Pública do Estado até o fim de 2018. Na cerimônia de posse, o defensor público-geral falou dos desafios da instituição na assistência à população fluminense em diversas áreas, ainda mais em meio a uma grave crise econômica, que tem reflexos em diversas áreas, como a segurança pública.
No discurso de posse, Castro ressaltou que, entre 1990 a 2014, o Brasil multiplicou por seis sua população carcerária e hoje ocupa a quarta posição no ranking de países com mais pessoas presas. E pior: estudos mostram que quase a metade dos encarcerados são provisórios – ou seja, ainda aguardam o julgamento de seus processos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário